HISTÓRIA

O conjunto habitacional Abolição II foi inaugurado dia 30.09.1978. Dos poucos moradores que habitavam o conjunto, havia um pequeno grupo de legionárias que se reuniam no CSU do Abolição I, era o Praesidium Estrela da Manhã, com as seguintes legionárias: Maria Freire, Clarice, Maura, Julita, Augusta, Olívia, Sebastiana, Maria Evangelista e outras.
As poucas missas que haviam eram celebradas no CSU por Padre Guido. Com a grande ajuda das irmãs Ellen e Ermelinda, organizaram um pequeno grupo de catequistas composto por Maria Freire, Maria Evangelista e Dona Salomé, que foi uma das grandes colaboradoras para a construção da nossa igreja.
Em 1979, as irmãs receberam uma verba da Alemanha e construíram o Lar da Criança que funciona até os dias atuais. Padre Guido sentindo a dificuldade em conseguir novos recursos da Alemanha, resolveu fazer uma reunião com os representantes da comunidade e pediu que todos se unissem e trabalhassem para concluir a construção da igreja.
Em 1980, Padre Guido juntamente com as irmãs, solicitaram ajuda da Alemanha, pois o então prefeito Dix-Huit Rosado havia doado o terreno. Neste mesmo ano, receberam a verba e começaram a construção. A verba não foi suficiente, pois deu somente para erguer as quatro paredes, deixando a obra paralisada por dois anos, por falta de recursos.
A partir desse momento todos se animaram e com a ajuda de Padre Guido e o senhor Carlos Alves foi feita a sugestão de colocar um fogão na rifa. A partir desta sugestão, muitas outras surgiram como: bingo, campanha de contribuição mensal, e assim a comunidade conseguiu comprar madeira e cimento, transportado por Carlos Alves e grupo de jovens. Mesmo com todas as dificuldades, a comunidade conseguiu cobrir a igreja. A primeira missa com a igreja coberta aconteceu no ano de 1984, para a alegria de todos aqueles que se empenharam com amor na construção desta obra de Deus.
Com as festas da padroeira e com as doações, Padre Guido conseguiu construir o altar e logo após o piso. Muitas outras pessoas também contribuíram, e além das missas, a Catequese e a Legião de Maria passaram a se reunir na igreja. O grupo de Jovens foi firmado, com a juventude dos abolições I, II e III, com o nome de Junab.
Sob a coordenação das Irmãs Ellen e Ermelinda, iniciou-se a Adoração ao Santíssimo nas quintas-feiras, que continua até hoje, com a mudança para quarta-feira. A comunidade crescia e se organizava, e Padre Guido sempre prometia melhorias na igreja, já que havia feito o pedido de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Com o crescimento da igreja, formou-se mais um grupo de legionárias, composto por integrantes dos abolições II e III, o Praesidium Rainha do Santo Rosário, coordenado por Dona Salomé.
Em 1988, a comunidade de Nossa Senhora de Fátima foi presenteada com Padre Eliseu, e com a sua chegada as festas foram melhoradas, a Pastoral do Dízimo foi fundada e as missas passaram a ser semanais, nos domingos e quartas-feiras, além de confissões comunitárias nas primeiras sextas do mês.
A construção da igreja foi concluída e logo foi construído também um salão, secretaria, e a casa paroquial, sempre com a ajuda das pastorais e movimentos: liturgia, dízimo, pastoral familiar, catequese, pastoral do batismo, juventude, visitação, legionárias, RCC, ECC, acólitos e ministros da eucaristia.

TEXTO REDIGIDO POR DONA SALOMÉ, GRANDE CONTRIBUIDORA DESTA COMUNIDADE, NA OCASIÃO DOS 20 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO DA COMUNIDADE.

Aos 13 de maio de 2011, aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Mossoró /RN, a Celebração Eucarística de criação da trigésima Paróquia da Diocese de Santa Luzia de Mossoró /RN, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Estavam presentes todas as comunidades que compõem a nova Paróquia : Abolição II, III e IV, Alagoinha, Arisco, Coqueiro, Lajedo, Bom Destino e Senegal. Na ocasião, o padre Severino Claudino, foi nomeado o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Logo após a sua saída, em 2014, assumiu o Padre Talvacy Chaves de Freitas, que juntamente com o vigário paroquial, Francisco Cornélio Freire, ficaram a frente a paróquia, até 2016. Atualmente, o Padre Rierson Carlos está como pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que conta com 11 comunidades: Abolição II, III, IV, Três Vinténs, Pousada das Thermas, Alagoinha, Arisco, Coqueiro, Bom Destino, Lajedo e Senegal.